- Vou de Cripto
- Posts
- #11 O que está acontecendo com o ETF Spot Bitcoin?
#11 O que está acontecendo com o ETF Spot Bitcoin?
O mercado Cripto espera ansioso pela sua aprovação.
O que está acontecendo com o ETF Spot Bitcoin?

3 min de leitura
O que está acontecendo com o ETF Spot Bitcoin?
Alo meu amigo e minha amiga da Comunidade Vou de Cripto.

Na segunda-feira passada, ficou ainda mais claro que a aprovação do ETF de Bitcoin à vista está próxima, após uma sucessão de eventos positivos.
O dia começou com Scott Johnsson, sócio-geral da Van Buren Capital, apontando que registros regulatórios recentes da BlackRock revelaram que a gestora de ativos já havia obtido um número CUSIP (Committee on Uniform Securities Identification Procedures, ou Comitê de Procedimentos Uniformes de Identificação de Títulos) para o seu ETF de Bitcoin à vista. Isso indica que poderiam começar a alocar recursos já neste mês.
O capital inicial pode representar uma pequena parcela do ETF, mas a intenção da BlackRock de iniciar as compras de Bitcoin para compor o fundo e a transparência nesse processo mostram que estão efetivamente agindo para lançar o ETF.
Mais tarde, Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, publicou em seu Twitter que o BlackRock iShares Bitcoin Trust, nome do ETF de Bitcoin à vista da empresa, havia sido listado no site da Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) com o código "IBTC".
Apesar de o IBTC estar listado na DTCC desde agosto, segundo informações da própria empresa, a rápida percepção dos investidores de que providências estão sendo tomadas para introduzir ETFs de Bitcoin à vista no mercado foi suficiente para surpreendê-los, levando a uma reavaliação de estratégias.
Por trás das notícias da BlackRock, estava a antecipação da formalização da decisão do Tribunal Federal de Apelações, que reverteu a recusa "arbitrária e caprichosa" da SEC em relação à tentativa da Grayscale de transformar seu produto, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), em um ETF à vista.
A alta significativa do Bitcoin foi suficiente para tirar o ativo da sua fase estagnada no mercado de baixa. E o fato de o IBTC ter sido temporariamente retirado do site da DTCC na manhã de terça-feira (antes de ser reinserido) não foi capaz de deter o entusiasmo do mercado. 🥳

Fonte: TradingView
Historicamente, o aumento no valor do Bitcoin tem sido um indicador para um mercado de alta, e, com o Bitcoin - a criptomoeda pioneira - registrando um impressionante crescimento de mais de 15% na segunda-feira, os investidores estão ponderando se este é o momento propício para adotar uma postura otimista.
O processo de aprovação para o ETF de Bitcoin está avançando, e é compreensível que o mercado esteja antecipando os potenciais investimentos que podem ser atraídos por essa novidade. Contudo, seria precipitado assumir que haverá uma automática rotação de capital para as bolsas de criptomoedas.
Estamos a alguns meses de distância do possível lançamento dos primeiros ETFs de Bitcoin e, mesmo que a aprovação seja provável (embora exista a possibilidade de rejeição), as criptomoedas ainda dependem da entrada de capital externo para sustentar a tendência de alta no mercado.
Nada é garantido e não existe almoço grátis. Investidores frequentemente buscam as altcoins com o intuito de maximizar seus ganhos em períodos de alta. No entanto, tudo indica que o Bitcoin está no centro dessa tendência ascendente, e é pouco provável que essa alta beneficie todas as criptomoedas de maneira uniforme.
Alguns ativos, como o MKR - uma das raras criptomoedas que tem demonstrado forte geração de receita através da adoção de estratégias ligadas a ativos tangíveis - e SOL (Ela mesma) - que se recuperou notavelmente após a queda resultante do colapso da Alameda/FTX - conseguiram superar o desempenho do Bitcoin em 2023. No entanto, a maioria das criptomoedas encontra-se em uma situação semelhante à da MATIC e da UNI, ambas com desempenho inferior ao Bitcoin.
Até mesmo a Ethereum, frequentemente considerada um ativo premium, está atrás do Bitcoin em termos de desempenho. A Ethereum é mais vista como uma aposta na atividade subjacente de sua rede e na tecnologia que ela representa, do que como uma forma de dinheiro sólida e inabalável.

Fonte: TradingView
Embora a introdução de ETFs baseados em futuros de Ether tenha proporcionado ao ativo um status regulatório equivalente ao do Bitcoin, e aberto caminho para a potencial aprovação de um ETF à vista, a diferença no valor atribuído pelo mercado a esses dois ativos, e a recente venda na relação ETH/BTC, são compreensíveis. Isso se deve, especialmente, ao fato de que o mercado não demonstrou grande entusiasmo pelos produtos de ETFs baseados em futuros de Ether quando estes foram lançados no início do mês.
Atualmente, os investidores podem estar inclinados a investir de forma seletiva em ativos que têm mostrado bom desempenho. No entanto, considerando os possíveis impactos macroeconômicos iminentes e a tendência do sentimento do mercado de poder mudar extremamente rápido, não podemos afirmar com 100% de certeza que o Bear market chegou ao fim, mas temos alguns indícios.
Se você já faz parte da comunidade, só aprecie o fato de que podemos estar no início do mercado em alta, agora se você ainda não é membro, está deixando dinheiro na mesa, depois não diga que eu não avisei.
