• Vou de Cripto
  • Posts
  • #13 | Será que estamos superestimando os ETFS?

#13 | Será que estamos superestimando os ETFS?

Estamos empolgados, mas será que não estamos até demais?

5 min de leitura

Será que não estamos esperando demais dos ETFS cripto?

Os participantes do mercado de criptomoedas estão empolvoroso com a chuva de ETF que parece estar por vir!

Eles estão pulando pelas paredes sabendo que as aprovações de ETFs à vista para os maiores ativos de criptomoedas (ETH e BTC) são iminentes e com a esperança de que os investidores externos estejam simplesmente esperando para começar a aplicar capital.

Como indicativo das expectativas de alta do mercado mais amplo para a aprovação de ETFs de Cripto à vista, os analistas da Galaxy previram que a aprovação de um ETF de BTC à vista se traduzirá em uma demanda de US$ 14,4 bilhões e deverá impulsionar o preço do BTC para cima em 74,1% somente no primeiro ano!

Hoje, estamos colocando os pés no chão e destacando por que as evidências não sustentam a narrativa predominante de que as aprovações de ETFs de criptografia à vista trarão esses tipos de entradas maciças.

🍁 Decepção canadense

O lançamento de ETFs de Cripto à vista nos Estados Unidos está longe de ser um feito revolucionário; o Canadá já os tem há mais de dois anos!

Se uma demanda sem precedentes fosse desencadeada nos EUA após a aprovação do ETF de Cripto à vista, seria de se esperar um crescimento nas participações de instrumentos canadenses de Bitcoin à vista. Em vez disso, eles permaneceram praticamente inalterados desde julho de 2022.

Os investidores canadenses estão expostos exatamente às mesmas narrativas de investimento que os americanos. Sua falta de demanda por produtos de BTC à vista é reveladora da demanda potencial dos EUA e indica que a narrativa do Bitcoin como uma proteção contra a inflação e a desvalorização não é potente o suficiente para criar fluxos de entrada para o ativo entre os nativos não criptografados no atual regime de mercado.

🙅 O formato não importa

Os especialistas em ETFs podem tê-lo induzido a acreditar que o lançamento de instrumentos de investimento marginalmente melhores levará a bilhões de dólares de fluxos de entrada buscando imitar suas bolsas, mas faltam evidências para apoiar essa afirmação.

Eles alegam que os investidores simplesmente não querem ETFs de futuros de criptomoedas porque eles são uma forma subótima de acompanhar o preço de um ativo em comparação com produtos à vista - uma vez que os contratos futuros com vencimento contínuo expõem os investidores a efeitos de contango e backwardation (ou seja, que o preço do contrato do mês seguinte pode ser respectivamente maior ou menor do que o do contrato que está vencendo).

A verdade, entretanto, é que os investidores simplesmente NÃO SE IMPORTAM com o formato do veículo em que estão investindo se a narrativa for suficientemente poderosa (Vide os famosos ETFs de empresas ESG). Os instrumentos de investimento que oferecem exposição a uma narrativa popular atrairão fluxos de entrada, não importa quão ruim seja o produto!

Um exemplo que demonstra essa verdade é a corrida explosiva experimentada pelo Grayscale Solana Trust (GSOL), que agora está sendo negociado com um prêmio absurdo de 869%.

Fonte: Grayscale

Os produtos Grayscale's Trust, como o GSOL e o GBTC, são indiscutivelmente produtos muito piores do que os ETFs de futuros de criptomoedas existentes, pois não há mecanismo de resgate, o que significa que o valor de mercado do ativo que você compra pode, na verdade, ser negociado com desconto em relação às participações subjacentes do trust.

Apesar das desvantagens da GSOL, os investidores ainda conseguiram achar a narrativa de Solana convincente o suficiente para comprar o instrumento com um prêmio enorme, levando a um deslocamento adicional no preço de mercado, já que as colocações privadas (ou seja, a rota para criar ações) estão atualmente fechadas, o que significa que a oferta não pode responder à demanda do mercado.

😿 Demanda estagnada por futuros de BTC

Se a aprovação de ETFs Cripto à vista fosse realmente resultar em entradas maciças para a classe de ativos, esperaríamos ver entradas persistentes em produtos futuros.

Em vez disso, as ações em circulação do BITO, o maior ETF de futuros de BTC, permaneceram praticamente inalteradas desde julho de 2022, com desvios da tendência exibidos em junho de 2023, o mês em que a BlackRock solicitou pela primeira vez um ETF de BTC à vista, e no início de novembro de 2023, uma semana depois que os mercados de criptografia começaram a precificar a iminência da aprovação do BTC à vista.

O capital externo está usando o BITO para antecipar o lançamento de um ETF de BTC à vista, e o aumento das ações em circulação pode servir como indicador da opinião do mercado sobre a aprovação do ETF de BTC à vista, mas não parece haver uma demanda externa real por produtos de futuros de Bitcoin, especialmente quando se considera que as ações em circulação estavam abaixo da marca de 60 milhões antes da mais recente onda de propaganda da aprovação do ETF à vista.

📊 Pra Resumir

Embora o desejo de antecipar a aprovação de ETFs Cripto à vista tenha comandado o preço durante o segundo semestre de 2023, os ETFs de BTC à vista estão prestes a ser listados, e as teorias do mercado sobre a demanda serão colocadas em prática.

Os traders que foram pegos de surpresa há apenas algumas semanas por não terem precificado os possíveis impactos de um ETF de BTC à vista correm o risco de estar do lado errado da negociação (mais uma vez) quando a aprovação chegar, e os fluxos de entrada de dinheiro seja decepcionante.

Confrontado com evidências limitadas de que o capital externo deseja comprar ativos de criptomoedas em meio a um clima macroeconômico incerto, o que força os compradores em potencial a se concentrarem em sua estabilidade financeira em meio a preocupações crescentes com a dívida, em vez de perseguir a próxima conquista de 100x, não há mal nenhum em esperar para observar se os ETFs à vista podem realmente atender às expectativas antes de aumentar sua exposição a criptomoedas.

Se você você ainda não faz parte da nossa comunidade, está perdendo tempo, clica aqui embaixo e veja o quanto nossos alunos estão evoluindo.