- Vou de Cripto
- Posts
- #156 | VDC News - O Futuro está mais próximo do que você imagina!
#156 | VDC News - O Futuro está mais próximo do que você imagina!

5 min

"Hoje em dia é difícil investir em empresas privadas como a OpenAI ou a SpaceX. E eu acredito que cripto pode ajudar a resolver isso. Se você tokenizar empresas privadas, isso será bom tanto para as companhias quanto para os investidores. É insano pra mim que não seja possível investir em empresas como a SpaceX e a OpenAI."
— Vlad Tenev, CEO da Robinhood
Os mercados públicos já não são mais como antes.
Cada vez mais empresas estão optando por permanecer privadas por mais tempo, em vez de abrir capital nas bolsas de valores.
Algumas das maiores empresas do mundo — aquelas que estão moldando nosso futuro coletivo — ainda não estão disponíveis no mercado público. OpenAI, SpaceX, Anthropic... até mesmo a Stripe, fundada em 2010, continua sendo uma empresa privada.
No entanto, mesmo não sendo públicas, ações dessas empresas ainda circulam no mercado privado. SpaceX, Stripe e outras realizam frequentemente “ofertas de recompra”, permitindo que acionistas vendam participações para investidores previamente acordados. Não é raro alguém bem conectado ter conseguido acesso à equity da SpaceX (quem sabe não temos um aqui na comunidade)
Ou seja, o mercado de ações privadas continua ativo — mesmo sem a empresa estar na bolsa.
O principal motivo que impede muitas empresas de abrirem capital são os custos iniciais de US$ 1 a 3 milhões, além de aproximadamente US$ 2 milhões anuais para manter a conformidade regulatória no mercado público. Esse custo é uma barreira que muitas empresas simplesmente não conseguem superar.
Vlad Tenev, recentemente compartilhou a ideia de tokenizar empresas como SpaceX, OpenAI e tantas outras que estão mudando a forma como a humanidade funciona. A OpenAI já está transformando praticamente todas as áreas de trabalho imagináveis (veja essa thread no X que encontrei ontem mostrando como um desenvolvedor substituiu meses de trabalho de arquitetura), e a SpaceX está levando internet de alta qualidade para todos os cantos do planeta.
Como um simples critério: se a empresa está mudando o futuro da humanidade, talvez valha a pena ser sócio. E se elas optam por não abrir capital, talvez a tokenização possa oferecer essa oportunidade de participação para quem estiver disposto.
Ainda há muitos pontos a serem definidos. Nem todo CEO quer sua empresa na bolsa. Os custos de conformidade existem por um motivo. Será preciso regulamentação para garantir um mercado de tokens de equity organizado.
Mas a infraestrutura para tokenizar equity já existe. Talvez, quando as instituições cansarem de brincar com stablecoins, elas possam voltar sua atenção para algo mais ambicioso — como um processo regulado de tokenização de ações.
Aí sim, Vlad poderá listar esses tokens na Robinhood — e qualquer pessoa poderá ter acesso à propriedade das empresas mais inovadoras do mundo.
Parece que o mercado está se movendo ainda mais rápido do que esperavamos, e você não pode ficar de fora!