- Vou de Cripto
- Posts
- #187 | VDC News - Eu avisei que Blockchain ia revolucionar tudo
#187 | VDC News - Eu avisei que Blockchain ia revolucionar tudo
A Revolução dos Ativos Digitais Continua: Tokenização, Hipotecas em Cripto e Novidades no Mercado

1️⃣ Ações Tokenizadas Aprovadas nos EUA
A plataforma Dinari confirmou à Reuters que obteve licença de corretora para emitir ações tokenizadas nos Estados Unidos. Segundo o relatório do "BrokerCheck" da FINRA, a autorização passou a valer em 20 de junho de 2025.
Com isso, a startup de San Francisco poderá oferecer as "dShares" – ações tokenizadas – por meio de corretoras e aplicativos fintech americanos, após coordenação final com a SEC. É a primeira empresa oficialmente autorizada a emitir ações tokenizadas para investidores nos EUA.
Em maio, a Dinari anunciou um aporte de US$ 12,6 milhões em sua rodada Série A, liderada por HackVC e Blockchange Ventures. Coinbase e Kraken também buscam autorização da SEC para oferecer ações tokenizadas.
2️⃣ Ledger Abandona Suporte ao Nano S
A comunidade cripto reagiu com indignação após descobrir, em um anúncio de maio, que a Ledger encerrará o suporte ao modelo Nano S. O modelo Nano S Plus segue sendo totalmente suportado.
Lançado em 2016 e descontinuado em 2022, o Nano S é o hardware wallet mais vendido da história do setor. A decisão da Ledger implica que não haverá novos apps, atualizações ou melhorias para o dispositivo.
Usuários ainda podem enviar, receber, comprar e vender ativos, mas sem acesso a novos recursos ou atualizações de segurança. O Nano S também é o único modelo incompatível com o Ledger Recover — serviço opcional de recuperação de chaves que gerou polêmica por ser comparado a uma "porta dos fundos".

3️⃣ Cripto como Garantia em Hipotecas
William Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação dos EUA (FHFA), orientou Fannie Mae e Freddie Mac a considerarem criptomoedas como ativos nas análises de patrimônio para empréstimos habitacionais. Pulte é herdeiro da gigante PulteGroup.
A medida é vista como uma vitória para o setor cripto: permitirá que detentores de cripto qualifiquem-se para financiamentos maiores sem converter seus ativos em dólares. Apenas criptoativos mantidos em exchanges centralizadas reguladas nos EUA serão aceitos, e ajustes de risco podem ser aplicados.
Antes da implementação, os planos devem ser aprovados pelos conselhos das instituições e submetidos à revisão da FHFA.

4️⃣ Kraken Lança o App Krak
Na quinta-feira, a Kraken lançou o Krak, seu novo app de pagamentos com cripto. Ele permite enviar mais de 300 ativos digitais em segundos, sem taxas, para residentes de 110 países.
Segundo a exchange, o Krak resolve os entraves do sistema financeiro tradicional, combinando tecnologia cripto com parcerias bancárias e de pagamento confiáveis.
Com foco em pagamentos internacionais gratuitos, acessibilidade a cripto e rendimentos nativos, o Krak busca competir com as fintechs atuais. Apesar de exigir KYC, a experiência do usuário é mais simples e fluida.

5️⃣ Ripple Tem Pedido Negado na Justiça
A juíza distrital Analisa Torres negou o pedido conjunto da SEC e da Ripple para dissolver a liminar que proíbe a venda de XRP como valor mobiliário a investidores institucionais, além de reduzir as penalidades financeiras.
A SEC alegou mudanças de política na administração Trump como motivo para encerrar o caso. A juíza, no entanto, reafirmou que a legislação vigente de valores mobiliários se aplica a ativos digitais, rejeitando a tentativa de anular sua decisão anterior.
O token XRP continua classificado como não sendo um valor mobiliário. Mas, para contestar as sanções relativas a vendas institucionais, SEC e Ripple deverão seguir com o processo de apelação.
Em uma reviravolta na sexta-feira, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, afirmou que a empresa desistirá da apelação — e acredita que a SEC fará o mesmo — sinalizando um possível fim para a batalha judicial iniciada em dezembro de 2020.

O universo cripto segue se modificando e você não pode ficar fora disso! Aproveite que ainda dá tempo!