• Vou de Cripto
  • Posts
  • #23 | VDC News - 5 investimentos para dobrar a mão no ETH

#23 | VDC News - 5 investimentos para dobrar a mão no ETH

ETH - VAMOS DOBRAR A META

8 min de leitura

5 investimentos para dobrar a aposta no Ethereum

O ETF de BTC finalmente chegou e o entusiasmo por ETH vem na cola!

A relação ETH/BTC subiu agressivamente nos últimos dias e está em alta de quase 20% desde que um hacker enviou um tweet falacioso de aprovação do ETF BTC a partir da conta da SEC. Esse evento provou ser o catalisador de que os participantes do mercado precisavam para deixar de ser os primeiros a correr atrás do ETF do Bitcoin e se posicionar para a inevitável chegada do ETF do Ether.

A hora de o Ethereum brilhar finalmente cehgou, mas, para muitos investidores, o ganho com o simples HOLD de ETH não vai ser suficiente.

Hoje, apresentamos a você nossos 5 principais investimentos alinhados ao Ethereum - oportunidades que não só darão suporte à rede Ethereum na realização de suas várias missões, mas também apresentarão aos investidores uma oportunidade de ampliar o lado positivo!

🔴 Optimism (OP)

Os L2s da Ethereum são vitais para que os rollup da rede ganhem escala, e finalmente os ativos parecem estar sendo precificados dessa forma.

Nos últimos três meses, o Optimism foi o que mais voou entre os L2s da Ethereum, com o preço do token e o TVL subindo para novos máximos históricos, aumentando em 200% e 47%, respectivamente.

A atualização Dencun da Ethereum está programada para chegar à rede principal em março, e espera-se que o EIP-4844 - o componente principal da atualização - traga uma enorme economia de gás para os L2s, o que significa que a diversão pode estar apenas começando para os detentores de OP! Taxas de gás mais baixas na rede devem se traduzir em aumento de atividade, o que refletirá positivamente nos fundamentos da cadeia e ajudará a aumentar ainda mais o preço.

Embora todos os L2s possam se beneficiar das reduções nas taxas de gás resultantes do EIP-4844, o Optimism se destaca graças à adoção maciça que sua base de código OP Stack recebeu.

O OP Stack não só foi utilizado pela Coinbase para criar a Base, como também foi implementado pela Aevo, Zora e Lyra para suas próprias cadeias e agora é uma oferta central para muitos provedores de rollup-as-a-service (RaaS), incluindo Conduit e Gelato.

Os detentores de tokens OP se beneficiarão de um número maior de cadeias baseadas no OP Stack graças à visão da SuperChain, que cria sequenciamento compartilhado e interoperabilidade entre rollups que compartilham um sequenciador.

🔵 Arbitrum (ARB)

Assim como o Optimism, o Arbitrum (como um L2 no Ethereum) se beneficia da economia de custos de rollup resultante do EIP-4844 e tem sido um beneficiário da rotação L2 pré-Dencun, registrando um impressionante ganho de 145% no preço nos últimos três meses!

Embora o token OP teve mais destaque que a ARB nos últimos três meses, foi o Arbitrum que conseguiu registrar o maior aumento percentual na TVL, 48%.

É encorajador o fato de que a ETH em Arbitrum está superando amplamente os fluxos de entrada em ecossistemas L2 competitivos, indicando que o capital continua fluindo para o ecossistema Arbitrum para acessar suas oportunidades disponíveis.

A Optimism pode ter a vantagem sobre a Arbitrum em termos de número de cadeias atualmente implantadas, mas as Orbit L3s da Arbitrum estão ganhando força entre as equipes, incluindo a Parallel, um mercado de liquidez omnichain, e a Xai, uma plataforma de jogos lançada recentemente.

💧 Lido (LDO)

A galera mais linha dura defensora do ETH há muito tempo questiona o projeto LDO devido sua recusa em implementar hardcaps de depósito, mas o fato é que o domínio do stETH em todo o Ethereum DeFi torna o LDO a aposta de consenso para capitalizar sobre o staking de ETH.

Atualmente, o controle sobre a rede Lido é conferido aos detentores de tokens LDO e aos validadores que operam os nós do protocolo, mas a Lido está buscando capacitar seus detentores de LST com a capacidade de vetar votos de governança por meio de um modelo de governança dupla.

Além dos planos da Lido para melhorar a descentralização da governança, o próximo roteador de staking da Lido permitirá que qualquer pessoa - de stakes individuais a clusters de tecnologia de validação distribuída (DVT) - opere nós, ajudando a reforçar ainda mais a descentralização da rede.

Embora o domínio da Lido possa ser indesejável, a realidade descentralizada em que nos encontramos é muito preferível à alternativa centralizada em que grandes CEXs, como a Coinbase, controlariam toda a pilha de staking (ou seja, tanto o Ether depositado quanto a operação do nó) e os detentores de LSTs não teriam direito a voto.

🖥️ EigenLayer

Pode não haver um token líquido da EigenLayer para investir, mas depositar LSTs em seu contrato de restake é inegavelmente um dos melhores investimentos alinhados à ETH a serem feitos.

O restaking da EigenLayer será transformador para o ativo Ether quando entrar em operação no final deste ano, permitindo que os stakers de ETH rehipotecarem seu depósito para garantir outros tipos de aplicações criptoeconômicas.

Embora os serviços da EigenLayer não estejam ativos no momento (ou seja, os restakers não estão de fato protegendo nenhum aplicativo ou obtendo rendimento), o protocolo está oferecendo pontos de restking aos primeiros depositantes, que devem se traduzir em uma alocação de airdrop quando o token entrar em operação.

A participação na oportunidade da EigenLayer permitirá que você obtenha rendimento de staking para proteger a rede Ethereum e, ao mesmo tempo, posicioná-lo para receber um airdrop de um projeto que busca aumentar o número de casos de uso da ETH.

🍨 Gelato (GEL)

Se você acredita que os aplicativos precisarão de suas próprias cadeias individuais para atingir o pico de escala, então você deve estar otimista com os especialistas em rollup como serviço que criarão as cadeias!

A Gelato Network é mais conhecida por fornecer serviços de back-end descentralizados que permitem que os desenvolvedores tornem seus contratos inteligentes automatizados, sem gás e com reconhecimento fora da cadeia, mas recentemente surgiu como um provedor de RaaS, auxiliando na implantação de um rollup OP Stack para a rede Lisk alt-L1.

Os desenvolvedores que usam a plataforma RaaS da Gelato podem selecionar entre as estruturas de rollup OP Stack, Arbitrum Orbit e Polygon CDK e, opcionalmente, podem optar por terceirizar a disponibilidade de dados para a Celestia ou a Avail. Sua plataforma RaaS aproveita os serviços Web3 da Gelato - além da infraestrutura de terceiros - para fornecer aos implantadores um ambiente de desenvolvimento Web3 de serviço completo L2 e pronto para produção desde o bloco Genesis.

Se o Ethereum precisar de centenas (se não milhares) de L2s criados especificamente para atingir escala, caberá aos especialistas em RaaS fornecer essas cadeias aos desenvolvedores; a Gelato está posicionada para atender a essas exigências!

Se você faz parte da comunidade, fique tranquilo, vai ser o primeiro a saber se vamos ou não investir nesses protocolos. Agora se você ainda não faz parte mas quer saber onde investir, estruturamos um produto especialmente pra você:

A CARTEIRA VDC

É isso mesmo, você vai ter acesso a carteira da Comunidade que já rendeu 2 vezes mais que o BITCOIN. Não perca mais tempo, essa oportunidade vai passar somente uma vez na sua vida. Clique no botão aqui embaixo e garanta a sua assinatura.