• Vou de Cripto
  • Posts
  • #26 | VDC News - 13 Perfis pra ficar de olho no mundo Cripto.

#26 | VDC News - 13 Perfis pra ficar de olho no mundo Cripto.

Investidores, founders e um pouco mais pra ficarmos de olho.

8 min de leitura

13 Perfis de Alto nível pra seguirmos em 2024

Quem de fato precisamos ficar de olho nesse 2024?


Estamos entrando numa fase nova de inovação nas criptomoedas. Grandes marcos no caminho do Ethereum já ficaram para trás. Novas plataformas L1 estão trazendo inovações nunca vistas antes no mundo das criptomoedas. As taxas estão ficando quase zero em todos os recursos de computação.

Novos horizontes estão sendo descobertos ou estabelecidos rapidamente por novos líderes no espaço das criptomoedas. Nossos líderes também estão melhorando. Sou otimista de que, à medida que progredimos como indústria, estamos escolhendo nossos líderes com mais cuidado, aprendendo com erros do passado. Bons líderes são essenciais para as criptomoedas continuarem amadurecendo.

Ao entrarmos em 2024, alguns líderes em criptomoedas são especialistas em áreas que são as metas atuais do universo cripto. Eu mesmo fiz uma lista com 13 perfis que devemos ficar de olho enquanto entramos no próximo capítulo das criptomoedas.

Sim, essas são as minhas escolhas pessoais e você caro leitor deve fazer as suas escolhas, mas sem enrolação vamos começar com os 13 perfis escolhidos:

  1. Lucas Moda // Vou de Cripto

Fundador da comunidade Vou de Cripto, já influenciou mais de 500 alunos por meio de sua comunidade a iniciarem sua jornada no mercado de criptomoedas. Ele é mestre em Ciência e Tecnologia Espacial pelo ITA, um dos mais renomados institutos de pós-graduação do Brasil. Sua dissertação teve como foco o estudo de redes neurais artificiais, desenvolvendo experiência com programação em Python.

Por meio de sua comunidade de ensino de criptomoedas, Lucas desenvolveu um método em que os alunos podem progredir de módulos básicos para avançados, onde o objetivo final é analisar projetos com tecnologias inovadoras e disruptivas que ofereçam boas oportunidades de investimento. Lucas valoriza a responsabilidade na escolha de seus investimentos, exigindo sempre um estudo aprofundado para capacitar seus alunos a seguirem suas próprias análises.

  1. Sreeram Kannan // EigenLayer

Fundador da EigenLayer, pai do restaking moderno e amado filósofo da coordenação em massa. Sreeram Kannan vive no futuro, e mais especificamente, em um futuro que eu também quero viver, quem é aluno da Comunidade sabe que estamos apostando alto no Airdrop da EigenLayer.

Sua visão de como a EigenLayer permite que os humanos coordenem de maneira flexível em grandes números é um sopro de ar fresco em uma indústria que parece frequentemente perder o rumo.

Sua clareza de pensamento ao conectar detalhes técnicos a princípios abstratos sobre escalabilidade de confiança e coordenação conquistou para ele e a EigenLayer um imenso destaque como foco para o próximo capítulo da escalabilidade do Ethereum - algo que nem sabíamos que existia até que a EigenLayer concebeu o conceito de restaking!

À medida que a EigenLayer se aproxima do mainnet, novas arquiteturas AVS entram em cena, e os mercados de restaking se desenvolvem, você ouvirá um crescente de entusiasmo da comunidade Ethereum e da indústria de criptomoedas em geral. A grande questão: será que o 'trust-as-a-service' pode penetrar em casos de uso não cripto por empresas de tecnologia não cripto?

  1. Nick White // Celestia

Fundador da Celestia, fornecedor de dados, entrelaçador de correntes, maximalista modular, minimalista monolítico com madeixas luxuosas, com visual fresco de quem acabou de sair do surf

Nick White está avançando a fronteira da modularidade nas criptomoedas. Até que ponto as criptomoedas podem ser modulares? A modularidade, em sua essência, tem propriedades altamente ressonantes com as criptomoedas: antifragilidade, redundância, replicabilidade, expressividade, etc. O projeto Celestia surgiu como o ponto de referência para investir no próprio conceito de modularidade.

Os entusiastas da modularidade acreditam que Celestia representa a explosão do espaço de inovação no ecossistema modular. Será que uma DA barata era realmente o ingrediente que faltava para a tese modular? Que tipo de ativo isso faz do TIA? A DA da Celestia permite que o Ethereum tenha mais rollups, o que é crucial para a tese de longo prazo do Ethereum... mas será que é um mecanismo cavalo de Troia para impulsionar o próprio ecossistema baseado em rollups da Celestia? O TIA é dinheiro?

Estou seguindo Nick pela internet para obter respostas a algumas dessas perguntas. É também por isso que estarei no Modular Summit deste ano, onde e quando quer que seja!

  1. Neel Somani // Eclipse

Neel Somani está explorando uma fronteira que descobriu a partir de princípios fundamentais. Depois de criar um provedor de Rollup como serviço e depois mudar para a Eclipse, a história que ele articula sobre como chegou à conclusão da tese da Eclipse fornece uma riqueza de conhecimento para aprender.

Estar no extremo de algo geralmente não é o lugar ideal, e Neel encontrou um lugar intermediário entre muitos dos principais projetos de 2024 - Ethereum, L2s, Solana e Celestia.

Com o crescimento do ecossistema SVM, o sucesso da Eclipse tornou-se um pouco mais fácil de imaginar. Será que a tese do SVM no Ethereum tem peso? À medida que os maximalistas de Solana e os maximalistas modulares se distanciam cada vez mais, a Eclipse pode criar um oásis no meio?

À medida que a Eclipse se aproxima do mainnet, veremos que valor uma solução monolítica-L2, estabelecida na segura camada Ethereum L1, tem a oferecer ao mundo.

De qualquer forma, aconteça o que acontecer, Neel terá muito a nos ensinar ao longo do caminho.

  1. Keone Hon // Monad

Keone tornou-se a figura icônica e "memeficada" do projeto Monad, que está trabalhando para trazer o paralelismo ao ecossistema da EVM. "A velocidade e o baixo custo do Solana, com os efeitos de rede do Ethereum", tornou-se a narrativa.

Alguns cérebros brilhantes estão apontando que simplesmente paralelizar uma VM não é uma inovação e que na verdade é o acesso ao banco de dados que precisa ser paralelizado. Acontece que Keone e a equipe da Monad já fizeram isso também, é por isso que o MonadDB é uma parte fundamental da esfera de inovação da Monad.

O lançamento da Monad em 2024 já é muito aguardado - basta olhar para todos os "Nads" (pessoas da Monad) tentando conseguir papéis no canal #TheRoom no discord da Monad. As pessoas já estão de olho neste projeto, tentando encontrar o melhor dos dois mundos entre Ethereum e Solana.

  1. Andrew Huang // Conduit

Andrew Huang está liderando a carga para reduzir os custos de implantação de novas correntes rollup. Todos os custos. Custos gerais de recursos, complexidade técnica e a maioria dos outros obstáculos estão sendo eliminados, graças a Andrew e à Conduit. Se você acha que vai haver tantos rollups no Ethereum quanto blogs na internet, então você é otimista em relação a Andrew.

A Conduit é um provedor de Rollup como serviço - pense, Nuvem para Rollups. As economias de escala com um RaaS são imensas. Reduzir os custos de recursos para rollups significa que mais aplicativos podem evoluir para correntes de aplicativos, enquanto todas as correntes suportadas pela Conduit automaticamente obtêm segurança de rollup de alta qualidade. À medida que o roadmap centrado em rollups do Ethereum amadurece, Andrew, a Conduit e outros projetos RaaS liderarão a carga no fértil jardim de rollups que este roadmap produziu.

Por fim, há um limite falso para rollups que estou esperando que Andrew ultrapasse. Atualmente, geralmente pensamos em Rollups como blockchains mais rápidas e mais baratas. Acho que essa é uma visão excessivamente simplista e pouco imaginativa para o futuro dos rollups. Reduzir os custos dos rollups não apenas os tornará mais rápidos e mais baratos, mas abrirá um espaço de design completamente novo para o que os rollups podem se tornar.

Estou de olho em Andrew enquanto ele leva o mundo dos rollups de 2D para 3D.

  1. Jill Gunter // Espresso

Jill Gunter tem sido uma força tranquila no mundo das criptomoedas pelo tempo que consigo lembrar. Sua entrada na Espresso Systems em 2021 como CSO foi tudo que eu precisava saber sobre o caminho evolutivo dos rollups do Ethereum.

A Espresso fica na fronteira altamente permeável entre o Ethereum e a tese de correntes modulares. Espresso é um módulo de sequenciamento para correntes em L2, tornando-se um sequenciador compartilhado para as várias correntes que se integram a ela. A era da recomponibilidade em L2 está chegando, e o ponto de vista de Jill na Espresso, combinado com sua habilidade para explicar tópicos complexos, provavelmente a colocará sob os holofotes várias vezes em 2024.

Foi um dia triste quando o podcast de Jill, "Grind My Gears", com Meltem Demirors lançou seu último episódio. 😢 Na época, era o melhor podcast em criptomoedas e ajudou a fornecer um modelo do que poderíamos nos tornar.

À medida que os rollups explodem em número, construções e complexidade, será a Espresso e os sequenciadores compartilhados que atuarão como a cola que mantém a forma da superestrutura do Ethereum.

Espero que a Espresso ganhe relevância em 2024, e se não for Jill que entra na era de podcasting, então será o CEO Ben Fisch, que também vale a pena ficar de olho.

  1. Luca Netz // Pudgy Penguins

Muitas promessas foram feitas coletivamente pela indústria de NFTs em 2021 sobre o potencial do que os NFTs poderiam trazer. Pegadas no mundo real, metaversos de jogos e valor de marca ilimitado. Como um relógio, esses sonhos febris do mercado de alta se tornaram amargos quando os preços caíram e os fundadores abandonaram seus projetos.

Luca Netz comprou o projeto Pudgy Penguin em 2022, virou o jogo e apontou-o diretamente para Valhalla. Pelúcias dos Pudgy Penguins apareceram nas lojas Walmart, e o metaverso Pudgy World está chegando este ano.

A questão é que parece que os Pudgy Penguins estão apenas começando, e suas conquistas atuais são apenas a primeira fase de um plano muito maior. Onde todos os outros projetos de NFT falharam até mesmo em descobrir a linha de partida, os Pudgy Penguins já começaram sua corrida.

O que esse novo território nos reserva? Até onde podem ir as pegadas do mundo real dos ativos virtuais? Quão real pode se tornar o metaverso rechonchudo?

Você terá que prestar atenção em Luca para descobrir.

Os personagens principais inesperados, falantes do tradicional, alinhamento de mundos

Depois de uma jornada de anos, os ETFs de BTC à vista finalmente estão vivos, e suas estreias quebraram todos os recordes anteriores de volume para lançamentos de ETFs. Agora, é provável que o ETF de ETH à vista seja aprovado em maio.

Mesmo que o ETF de ETH à vista seja negado (o que não acontecerá), Eric e James se encontrarão no centro do palco mesmo assim. E mesmo que o ETF de ETH à vista seja negado (novamente, não será), ele será reenviado repetidamente até ser aprovado.

À medida que a indústria de criptomoedas ultrapassa os $2 trilhões em capitalização de mercado e se aproxima de ~$10 trilhões neste próximo ciclo, mais e mais ativos abaixo da pilha se tornarão alvos interessantes para pedidos de ETFs de TradFi. O que vem depois do ETH? Eu não sei, mas deveríamos fazer um cartão de bingo para aprovações de ETFs de criptomoedas, e sempre que marcarmos um "X", pode ter certeza de que Eric e James terão algo que vale a pena ouvir sobre o evento em questão.

Mesmo que nenhum ETF adicional venha neste ciclo de mercado, não importa. Eles eventualmente virão. Cripto é o nascimento de uma nova classe de ativos, e apenas um desses ativos tem um ETF.

Se você está seguindo as contas do Twitter de Eric e James, é bastante óbvio que eles já foram infectados pela cultura cripto. É uma rua de mão única. Eles são nossos agora.

  1. Li Jin // Variant

CoFundadora do Fundo Variant, pioneira da paixão, recriadora de trabalho, articuladora pensativa e portadora de sentimentos calorosos em um código frio

Cripto é um fracasso a menos que impacte materialmente a cultura global. Existem diferenças marcantes entre a cultura cripto e a cultura encontrada no resto da internet. Lentamente, tudo que a cripto toca é impactado pela cultura que criamos, para o bem ou para o mal.

Li Jin é o lado "bom" dessa equação. À medida que a cripto se eleva em seus produtos e influência, ela começará a impactar mais materialmente a psicologia e cultura das pessoas no topo de suas trilhas. "Se você adotar protocolos cripto, você adota valores cripto."

Os produtos cripto mainstream serão produtos culturais - vimos isso com friend.tech! Disponibilidade barata de dados, blockchains modulares e VMs paralelos são todos ótimos "nerd snipes", mas esses temas de investimento são para a comunidade insular. Precisaremos descobrir novas metas culturais para exportar produtos cripto para os outros cinco bilhões de usuários da internet.

Li Jin observa a fronteira dos produtos cripto para consumidores, e é por isso que eu presto atenção no que Li Jin está observando. 👀

Podcasters

  1. Mike Ippolito // Blockworks

Fundador da Blockworks, homem de muitos podcasts, nadador sob as ondas, pensador inventivo e o Caos para a ordem de Yano

Cada vez que converso com Mike, aprendo algo novo. Uma perspectiva é desbloqueada. Algo se encaixa. Felizmente para o mundo, ele tem um podcast. É técnico, cheio de pesquisa, avançado e vale a pena o seu tempo. Mike tem algum tipo de gene de imunidade tribal que lhe dá uma perspectiva neutra em relação às correntes, mantendo ainda o reflexo de rejeição do XRP que deveria pertencer a todos nós.

Ainda maior do que Mike, sua empresa Blockworks se tornou minha fonte preferida de jornalismo cripto. Jornalismo em cripto é difícil, e a Blockworks encontra o equilíbrio perfeito entre integridade jornalística e alinhamento com cripto.

  1. Anthony Sassano // The Daily Gwei

O criador infinito, o australiano careca e barbudo, acumulador de gwei, operador de nó profissional amador, touro humilde de ETH, apreciador de figurinhas

Anthony está em uma categoria diferente dos indivíduos acima. Quando digo "Indivíduos para observar em 2024", quero dizer isso de maneira mais literal para Anthony Sassano e o Daily Gwei. O Daily Gwei é minha primeira parada para me manter atualizado com o Ethereum. Se você está ouvindo o Daily Gwei diariamente, você se formou na universidade de cripto e passou para o modo de manutenção.

Há uma certa zen-ness aqui, e o discord bem-curado do Daily Gwei de Anthony é um bastião do investidor e entusiasta informado e técnico do Ethereum. Assista ao The Daily Gwei.

  1. Deana Burke & Natasha Hoskins // The Too Online Podcast

Co-apresentadoras do Boys Club Podcast, a Dupla Dinâmica, as construtoras de mundos, compartilhadoras de sentimentos e expressadoras de vibes, as visionárias eternamente fundamentadas

Um dos meus novos podcasts favoritos ultimamente é o Too Online Podcast das fundadoras do Boys Club, Natasha Hoskins e Deana Burke.

Natasha e Deana são nativas da cripto fazendo conteúdo temático da internet para os curiosos e também para os agnósticos da cripto. No Too Online, cada uma traz uma história que aconteceu na internet na última semana e a conta para a outra. Frequentemente, não é sobre cripto, mas é sempre conteúdo que nativos da cripto podem apreciar, já que estamos todos muito online.

Depois de mais de dez horas semanais de podcasts cripto densos, seus episódios leves e animados de fofocas sobre a internet são um sopro de ar fresco e também me lembram da existência dos restantes 99% da sociedade que não se importa com tópicos nativos da cripto (ainda?).

Se você já é cliente da comunidade está por dentro de todos os projetos que cobrimos, se você ainda não faz parte, ainda da tempo de aproveitar o próximo Bull Run, depois não quero ninguem reclamando que não foi avisado.