- Vou de Cripto
- Posts
- #47 | VDC News - Por que a aposta BUIDL da BlackRock é tão promissora
#47 | VDC News - Por que a aposta BUIDL da BlackRock é tão promissora
E como tirar vantagem disso.

8 min
BUIDL - A nova aposta da Blackrock!

O primeiro fundo tokenizado do gigante TradFi é um negócio ainda maior do que as pessoas pensam.
A tecnologia moderna rapidamente remodelou a sociedade durante o século 21, mas muitos aspectos do nosso sistema financeiro, enraizados em tecnologias e processos desatualizados, ficaram para trás.
A tokenização apresenta uma mudança de paradigma para a propriedade e negociação de ativos, oferecendo uma série de benefícios em comparação com as soluções TradFi, incluindo liquidez aprimorada, acessibilidade melhorada, custos reduzidos, transparência aumentada e composabilidade adicionada.
O CEO da BlackRock, Larry Fink, já havia reconhecido os benefícios da tokenização, afirmando que vê os ativos tokenizados como a próxima geração para os mercados e na semana passada, sua empresa enviou ondas de choque através do mundo cripto, revelando seu primeiro fundo tokenizado emitido em uma blockchain pública!

Apelidado de "BlackRock USD Institutional Digital Liquidity Fund" e designado pelo ticker BUIDL, este novo veículo de investimento capacitará investidores onchain a acessar retornos de mercado monetário e fornecerá a eles uma representação tokenizada de seus ativos no Ethereum.
Embora a indústria cripto já tenha visto experimentos de tokenização de ativos do mundo real semelhantes e o mínimo inicial de assinatura do Fundo BlackRock de $5 milhões o coloque fora do alcance do seu degenerado médio, é impossível subestimar as implicações desse desenvolvimento.
BUIDL não é apenas outro fundo do tesouro tokenizado; é uma iniciativa emblemática que poderia um dia marcar um ponto de virada na revolução onchain.
Ao contrário de produtos concorrentes, BUIDL é diferenciado pelo imenso poder da BlackRock, amplamente considerada líder entre as instituições dadas suas profundas conexões com a cena política e financeira dos Estados Unidos.
Enquanto os mercados desciam para a turbulência durante a Crise Financeira Global em 2008, a BlackRock ajudou instituições públicas e privadas a avaliar os complexos e problemáticos títulos lastreados em hipotecas centrais para a turbulência, consolidando seu status como líder global em gestão de ativos.
Durante o pico da loucura da COVID, o Federal Reserve dos Estados Unidos contratou a BlackRock para aconselhar sua compra de bilhões de dólares em dívida corporativa em esforços de emergência para acalmar os mercados de títulos.

É a plataforma Aladdin da BlackRock que fornece análises abrangentes de risco para mais de 200 grandes instituições financeiras e gerenciou mais de $20 trilhões em ativos na última contagem em 2020 (um número que sem dúvida só aumentou desde então).
Até o momento, a adoção de tokenização pelos titãs TradFi tem sido virtualmente inexistente, com o maior produto desse tipo, o Franklin Templeton's OnChain US Government Money Fund, contribuindo apenas com 0,025% para os ativos sob gestão de seu emissor, mas quando a BlockRock se move, os mercados prestam atenção.
Não apenas a BlackRock está lançando seu primeiro fundo onchain, a empresa também divulgou um investimento estratégico na Securitize, a plataforma de tokenização usada para emitir e gerenciar o token BUIDL e a corretora registrada que venderá o instrumento para os investidores finais.
Dado os anteriores pronunciamentos públicos de Fink elogiando a tokenização e os gastos de capital que a BlackRock está fazendo para ganhar uma posição de propriedade no setor, é altamente provável que a empresa tenha planos futuros para implantar produtos tokenizados adicionais.
A disposição demonstrada pela BlackRock em investir tempo e capital em produtos tokenizados reduz significativamente os riscos reputacionais de interagir com tecnologia blockchain graças ao proeminente status da empresa, limpando o caminho para que outras instituições participem da tokenização.
A indústria cripto pode ter se encontrado encantada pelo sucesso dos ETFs de BTC à vista, cujos influxos ajudaram a impulsionar o preço do Bitcoin para novas máximas históricas, mas a tokenização promete ter um impacto ainda mais transformador na indústria, com centenas de trilhões de dólares em capital existente apenas esperando para serem guiados onchain por instituições como a BlackRock.
A chegada do BUIDL é um sinal claro de que uma nova era para os mercados financeiros está no horizonte, uma que abraça totalmente a tokenização e acende uma nova onda de adoção de criptomoedas!
Se a maior gestora de ativos do Mundo está interessada nesse mercado, porque você vai ficar de fora? Assine agora a comunidade Vou de Critpo e você ainda tem 7 dias pra testar, conversar com todos os membros da comunidade e entender se o conteúdo faz sentido pra você e se ainda sim decidir cancelar, sem nenhum ressentimento.
Bora fazer parte da Comunidade que mais cresce no Brasil?
