• Vou de Cripto
  • Posts
  • #51 | VDC News - Conflito entre Maker e Aave pela Ethena

#51 | VDC News - Conflito entre Maker e Aave pela Ethena

Aave causa tumulto ao questionar o aumento do colateral em USDe do Maker

8 min

Mais um Airdrop pra conta da Comunidade VDC! e o que está acontecendo entre AAVE e Maker!

Recentemente, mais de US$ 500 milhões em ENA foram distribuídos para requerentes elegíveis através da primeira rodada de airdrops da Ethena, porém, a controvérsia sobre o protocolo está atingindo níveis elevados no Crypto Twitter. Por que dois protocolos DeFi de alto nível estão agora envolvidos em conflito sobre a Ethena?

Ontem à tarde, uma proposta de governança foi apresentada no fórum do Maker, pedindo que os delegados considerassem aumentar a capacidade das instalações de empréstimo de USDe e sUSDe recentemente estabelecidas no Morpho, de 100 milhões de DAI para 600 milhões de DAI, com a possibilidade de estender a linha para até 1 bilhão de DAI, e a maioria dos fundos destinados a serem emprestados a rácios de empréstimo-para-valor (LTV) relativamente altos de 86% ou mais.

A iniciativa do Maker para aumentar o uso do stablecoin sintético da Ethena como colateral visa impulsionar a adoção do DAI e ocorre em meio a uma queda significativa na dominância de mercado de seu stablecoin, que caiu 20% desde o início do ano.

Em resposta à proposta de governança do Maker, um colaborador da Aave lançou uma proposta própria, buscando definir o LTV do DAI para 0% em todos os desdobramentos da Aave, removendo a capacidade dos usuários de tomar empréstimos contra o DAI como um ativo de colateral.

Muitos estão confusos com a disposição demonstrada pela Aave em incorporar o sUSDe da Ethena em seu desdobramento V3 Ethereum, com a verificação de temperatura de 19 de março que passou com apoio quase unânime contrastando fortemente com a reação visceral do protocolo aos esforços recentes do Maker para aumentar as atividades de empréstimo contra o token.

Embora seja possível que o empréstimo de DAI através da Aave seja conduzido de forma isolada de risco, eliminando o potencial de contágio, a Aave não está mais disposta a subestimar a quantidade crescente de risco que o Maker demonstrou estar disposto a assumir na busca por fortalecer o suprimento de DAI e as receitas do tesouro.

O fundador da Aave, Stani Kulechov, reiterou esse sentimento, propondo desvincular completamente o DAI de todos os mercados e afirmando que vê "pouco valor para o DAO da Aave com a nova direção de risco que o MakerDAO está adotando".

Fonte: Governança da Aave Considerando os altos retornos gerados pelos stablecoins da Ethena, com o sUSDe gerando os melhores retornos do mercado e o USDe oferecendo recompensas de airdrop generosas, a demanda por alavancagem nesses ativos é alta e os detentores estão dispostos a pagar um prêmio para obtê-la.

Apesar de apenas 2% do suprimento circulante de DAI ser colateralizado pelas operações de empréstimo atuais da Ethena do Maker, esses empréstimos estão gerando um retorno anualizado de 36% e contribuindo com 10% para as receitas esperadas do Maker.

Embora a adoção aumentada do Maker dos ativos da Ethena como colateral sem dúvida tenha aumentado o perfil de risco do DAI até certo ponto, a reação retaliatória da Aave parece dura e poderia ser vista como voltada para apoiar ainda mais o GHO – o stablecoin do próprio protocolo e um concorrente direto do DAI – visto que os benefícios potenciais que a integração da Ethena com a Aave poderia produzir para o GHO foram contemplados na proposta de governança para habilitar mercados sUSDe...

Se você ainda não faz parte da Comunidade que mais cresce no Brasil, essa é a sua chance, clica aqui no link e se inscreva agora, tenho certeza que você vai aproveitar o máximo do nosso conteúdo. Te espero do outro lado.

Ah, e se surgir qualquer dúvida ou se precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar. Não perca essa chance de fazer parte de algo grandioso!