- Vou de Cripto
- Posts
- #53 | VDC News - L3 - estamos falando do futuro?
#53 | VDC News - L3 - estamos falando do futuro?
ETH estaria com uma baita "Dor de cabeça"? ou as L3 realmente destravam muita coisa?

8 min
O Upgrade Dencun do Ethereum trouxe um problema ou desbloqueou um potencial enorme?

Após o upgrade Dencun da Ethereum, com taxas em baixa na maioria das L2s, muito se questiona qual seria o próximo passo!
A conversa sobre escalabilidade agora mudou rapidamente para o próximo passo — as Camadas 3. As L3s, também chamadas de appchains, oferecem ambientes adaptados a comunidades e casos de uso específicos, como aplicações de blockchain corporativas ou jogos.
Além disso, embora o Dencun tenha reduzido as taxas de maneira geral, ainda não superamos completamente o desafio, com os preços do gás em L2s populares como Base ainda sendo um problema para muitos — embora progressos estejam sendo feitos.
Será que as L3s podem resolver esse problema?
Como escalamos a partir daqui?
Examinar as funções que as L3s permitem, as L3s atualmente implantadas e os frameworks disponíveis para lançá-las fornecerá mais informações para responder a essa pergunta.

O que as L3s oferecem?
Expandir das L2s para as L3s permite ecossistemas mais especializados adaptados a necessidades específicas, potencialmente ampliando significativamente o alcance do mercado de blockchain.
L2s bem-sucedidas estabeleceram marcas para si mesmas — por exemplo, o Blast é o centro para degens, o Base é o centro para consumidores/redes sociais, o Arbitrum é o centro para DeFi/Jogos, e assim por diante. Por sua vez, as L3s que eles atraem provavelmente seguirão esse molde cultural, mantendo a atmosfera onchain e aprimorando ainda mais a capacidade e a reputação da Camada 2.
Por exemplo, as L3s na Base podem ter um nível de privacidade necessário para lidar com dados do consumidor ou serem adaptadas para um caso de uso social específico. Ao mesmo tempo, as L3s no Arbitrum poderiam ser especialmente equipadas para jogos.
Para fazer isso, as Camadas 3 oferecem uma extensa customização para aprimorar esses centros e ajudá-los a escalar por meio de métodos como:
Custos de Liquidação Reduzidos: Os custos de liquidação são muito reduzidos, tornando o desenvolvimento economicamente mais viável.
Arena para Experimentação: A customização das L3s oferece o potencial para experimentação infinita, seja com novos modelos de negócios, diferentes máquinas virtuais, soluções de disponibilidade de dados ou modelos de governança — não possíveis em L1s ou L2s.
Aprimoramentos de Privacidade: As L3s podem se tornar camadas centradas na privacidade, permitindo transações anônimas ou serviços de mensagens criptografadas e abrindo o mercado para empresas corporativas que requerem esse nível de privacidade.
Novos Modelos Econômicos: As L3s podem desenvolver modelos econômicos novos ou mais robustos nos quais tokens que não sejam ETH podem ser queimados para gás, potencialmente aumentando o valor desse token ao longo do tempo.

As Camadas 3 podem ajudar a evoluir e fortalecer as L2s, oferecendo escalabilidade aprimorada, custos reduzidos e ambientes customizáveis adaptados a aplicações específicas. Isso aumenta a funcionalidade das L2s e poderia estabelecê-las ainda mais como centros para casos de uso específicos.
Quais são alguns exemplos de L3s?
Exemplos de L3s demonstram as vantagens dessa abordagem de escalabilidade ao aprimorar as funcionalidades das L2s para casos de uso específicos. Por exemplo:
DegenChain e Frame Chain: Em janeiro de 2024, o token DEGEN foi lançado na rede social suficientemente descentralizada Farcaster, rapidamente se tornando uma característica essencial para recompensar contribuições de qualidade. A DegenChain, lançada em 28 de março, introduziu uma solução L3 econômica para escalar tudo relacionado ao DEGEN — gorjetas, recompensas, concursos, criação de novas criptomoedas de meme, etc. Baseando-se em Órbitas Arbitrum e liquidando na Base, a DegenChain usa o DEGEN como seu token de gás. Ela já processou mais de meio milhão de transações e fortalece a reputação da Base como um centro social e de consumidores.
Da mesma forma, a Frame Chain para desenvolvedores de Farcaster Frame (mini-aplicativos implantados no Farcaster), uma L3 OP Stack na Base, oferece alta throughput, custos de gás mínimos e é gratuita para desenvolvedores! Até agora, a cadeia tem sido usada para projetos como comércio com portões de token, mini-jogos interativos e competições onchain, destacando a utilidade de ambientes adaptados para tais casos de uso específicos.

Xai Network: A solução L3, Xai Network, desenvolvida junto com a Offchain Labs, criadora do Arbitrum, busca atender às demandas de jogos Web3 em grande escala. Sua interface simplifica a gestão de carteiras para jogadores e oferece aos desenvolvedores capacidades aprimoradas de gás e contrato, como processamento paralelo de transações para criar alta throughput. XAI atua como o token nativo da rede, usado para gás, para recompensar validadores e como a moeda principal para comprar jogos e ativos in-game. Essas capacidades ajudam a estabelecer o Arbitrum como um hub de jogos Web3 — uma aspiração evidente a partir de seu foco no financiamento de iniciativas de jogos — e têm atraído jogos populares como Crypto Unicorns para migrar para seu ecossistema.

Essas cadeias exemplificam como as L3s permitem ou aumentam casos de uso específicos, permitindo que suas L2s escalem enquanto esculpem seu nicho simultaneamente.
O que as pessoas estão usando para construir L3s?
Duas coisas estavam no caminho da adoção de Camada 3 por um tempo — a demanda e a infraestrutura padronizada para implantá-las. Vamos examinar os principais frameworks que podem lançar L3s.
Três dessas soluções líderes são:
Órbit Chains Arbitrum: Expandido a partir da L2 do Arbitrum, suas cadeias Orbit permitem a qualquer pessoa criar blockchains de Camada 3 altamente personalizadas.
OP Stack: A OP Stack da Optimism oferece um conjunto de ferramentas para a construção de blockchains Ethereum mais baratas e rápidas. As vantagens de construir com a pilha OP vêm de sua estrutura padronizada.
Starknet: Como outros frameworks, a solução da Starknet é altamente customizável para se adequar a qualquer caso de uso, sendo extremamente eficiente e econômica.
As Orbit chains da Arbitrum, a OP Stack e as L3s da Starknet oferecem caminhos acessíveis para entrar no ecossistema L3. Elas trazem ferramentas de desenvolvimento únicas para criar soluções personalizadas, eficientes e que se integram com seus ecossistemas, trazendo casos de uso exclusivos à tona.
Críticas e conclusões
A atividade recente catapultou as Camadas 3 para o centro da jornada de escalabilidade do blockchain, abordando as limitações das L2s ao oferecer uma nova camada de eficiência, customização e engajamento do usuário.

À medida que essas redes ganham tração, elas mostram o potencial da tecnologia para adoção generalizada e iniciam um debate sobre suas implicações para o valor e a dinâmica de segurança do ecossistema Ethereum. Apesar de sua popularidade, é essencial reconhecer que as L3s não aumentam inerentemente a taxa de transações além das capacidades das L2s, diz Vitalik — que também acredita que existem maneiras melhores de escalar. No entanto, elas oferecem reduções em alguns custos operacionais para mover fundos dentro e fora dessas camadas. Outros críticos, como o CEO da Polygon Labs, argumentam que as L3s podem diluir o valor fundamental da Ethereum e contribuir para a centralização.
Estamos diante de um momento único no mercado Cripto e eu quero te ajudar a investir melhor e sem medo, se você está comigo, se inscreve agora na Comunidade que mais cresce no Brasil.
Ah, e se surgir qualquer dúvida ou se precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar. Não perca essa chance de fazer parte de algo grandioso!