• Vou de Cripto
  • Posts
  • #69 | VDC News - O Curioso caso de Benjamin Bitcoin

#69 | VDC News - O Curioso caso de Benjamin Bitcoin

Os L2s do BTC não são tecnicamente reais, mas pode haver um futuro real para eles.

6 min

O Curioso Caso dos L2s do Bitcoin

O Bitcoin tem experimentado uma explosão no desenvolvimento.

Novos primitivos como Ordinals, Runes e BRC-20s estão ganhando destaque. Isso marca uma grande mudança no ambiente do ecossistema Bitcoin. Está evoluindo de um foco exclusivo no BTC como um ativo para um ecossistema mais dinâmico, com diferentes usos, construções e especulações.

Dentro do ecossistema do Bitcoin, os L2s são agora a nova sensação. Todos querem um pedaço do bolo dos L2s do Bitcoin. Mas qual é o motivo de tanto alarde?

Na história de hoje, vamos ampliar a visão sobre a cena dos L2s do Bitcoin. Responderemos a perguntas-chave para quem é novo no conceito de L2s do Bitcoin: a necessidade dos L2s, sua condição atual, o que está por vir e seu estado final. Vamos mergulhar! 👇

Por Que o Bitcoin Precisa de L2s

A rede Bitcoin foi projetada para priorizar a segurança e a descentralização, fazendo concessões em torno de sua escalabilidade e expressividade como blockchain. Embora isso torne o BTC um ativo mais valioso, também significa que a rede não é a infraestrutura ideal para construir aplicativos financeiros, como visto no Ethereum.

Por quase uma década, a comunidade do Bitcoin tem lutado com problemas de escalabilidade, com transações custando dezenas de dólares durante os picos de tráfego da rede. E hoje, a demanda pelo espaço de blocos do Bitcoin está atingindo novos patamares, impulsionada por experimentos como Ordinals, Runes e BRC-20s:

  • Os Ordinals fizeram as taxas do Bitcoin subirem até 280% em 2023.

  • Transações de Runes compõem 68% do total de transações do Bitcoin desde sua criação.

  • Os BRC-20s causaram picos nas taxas de transação do Bitcoin várias vezes no ano passado, e em um ponto, essas taxas representaram 74% da recompensa por bloco.

A visão para o Bitcoin é ser universalmente acessível e adotado. Para que isso aconteça, ele deve escalar para lidar com mais tráfego sem custar uma fortuna por transação. A crescente demanda pelo espaço de blocos do Bitcoin ressalta a necessidade de escalar o Bitcoin, refletindo a demanda por L2s do Bitcoin.

O Estado Atual dos L2s do Bitcoin

A comunidade Bitcoin tem trabalhado ativamente para melhorar a escalabilidade das transações por muitos anos. Um desenvolvimento chave nesta área é a Lightning Network – um protocolo de canal de pagamento que visa permitir transações mais rápidas e acessíveis processando-as fora do L1 do Bitcoin.

Embora a Lightning Network tenha sido a solução principal para a visão de escalabilidade do Bitcoin, a comunidade está reconhecendo cada vez mais suas limitações. Está se formando um consenso de que a Lightning Network pode não ser a solução definitiva de escalabilidade para o Bitcoin, e há necessidade de melhores L2s do Bitcoin.

Eric Wall discutiu essa necessidade de L2s melhorados em um episódio recente do Bankless, sugerindo que o futuro da escalabilidade do Bitcoin pode ir além do que a Lightning Network atualmente oferece.

Mas onde isso nos leva? Como podemos construir L2s do Bitcoin mais eficazes?

A Promessa de Confiança Minimizada do BitVM

Atualmente, os holofotes estão no BitVM, um novo modelo para executar contratos Turing-completos no Bitcoin que pode abrir caminho para rollups otimistas no Bitcoin.

A principal razão pela qual a comunidade está apoiando o BitVM em vez de qualquer outra abordagem é sua compatibilidade com a atualização Taproot. Isso significa que o BitVM pode ser implantado sem mais modificações na rede Bitcoin — preservando as regras existentes da rede. Uma situação ganha-ganha para todos os tipos de pessoas na comunidade Bitcoin.

A abordagem do BitVM envolve a execução de transações off-chain com a funcionalidade de verificá-las on-chain dentro da janela de desafio através de provas de fraude, um mecanismo semelhante aos rollups otimistas do Ethereum.

Este sistema pode operar mesmo com um único Prover, mas tem a suposição de confiança de que deve sempre haver pelo menos um verificador honesto no sistema que possa detectar e transmitir transações maliciosas. No entanto, isso também significa que, se todos os verificadores forem comprometidos, a integridade do Bitcoin estaria em risco, pois o atacante poderia postar transações fraudulentas na rede.

BitVM permite apenas a criação de L2s do Bitcoin minimizados em confiança, como rollups otimistas, e não L2s do Bitcoin sem confiança, como ZK-rollups. Além disso, semelhante aos rollups otimistas no Ethereum, BitVM enfrenta desafios como tempos longos de resolução de disputas e a necessidade de os operadores bloquearem capital significativo para garantir a liquidez para retiradas potenciais.

Consequentemente, há um grau de ceticismo na comunidade Bitcoin sobre a praticidade do BitVM. Mas vale notar que o BitVM ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e tem potencial para escalar o Bitcoin através de rollups otimistas.

Sonhos de Zero Knowledge

Isso nos leva à pergunta principal – qual é o estado final dos L2s do Bitcoin? A resposta é, ZK-rollups!

Mas construir ZK-rollups no Bitcoin não é fácil, ou mesmo tecnicamente possível agora... isso exigiria mudanças na rede Bitcoin através de um soft fork, e todos sabemos que isso é mais fácil de falar do que fazer.

O soft fork adicionaria um novo opcode ao Bitcoin, que permitiria reconhecer e verificar provas de conhecimento zero nativamente, permitindo interações sem confiança entre o Bitcoin e o rollup. No entanto, como mencionado acima, este é um grande obstáculo técnico e sua viabilidade permanece incerta.

Mas, espere um minuto. Considerando que o BitVM ainda está no início, e que nem rollups otimistas nem ZK-rollups são atualmente possíveis no Bitcoin, como temos tantos L2s do Bitcoin no ecossistema já?

Bem, a realidade é que, tecnicamente, rollups reais do Bitcoin ainda não existem. O que estamos vendo são várias equipes dedicadas preparando o terreno para futuros L2s do Bitcoin.

Considerações Finais

Com grande alarde vem grande potencial para golpes (E isso quem disse não foi o Tio Ben). Em meio ao burburinho, há muitos projetos que falsamente alegam ser L2s do Bitcoin, então é importante que investidores e usuários permaneçam cautelosos. O júri ainda está em dúvida sobre se muitos projetos autoproclamados são realmente L2s ou se estão apenas usando palavras da moda para atrair capital de risco e investimentos de varejo.

No entanto, estes são tempos emocionantes para a comunidade Bitcoin. Desde o lançamento do ETF spot de Bitcoin, que marca um marco na adoção institucional, até primitivos como Ordinals, BRC-20s e Runes, o ecossistema Bitcoin está experimentando um crescimento e inovação sem precedentes.

A perspectiva dos L2s do Bitcoin acrescenta à excitação sobre o futuro do Bitcoin.

🗣️ Qual é a sua opinião sobre o impacto potencial dos L2s do Bitcoin na adoção geral do BTC? Você acha que eles vieram para ficar ou são apenas uma tendência passageira?

Quer saber a opinião da comunidade? corre pra cá!

Ah, e se surgir qualquer dúvida ou se precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar. Não perca essa chance de fazer parte de algo grandioso