- Vou de Cripto
- Posts
- #78 | VDC News - A Vanguarda das Taxas de Juros
#78 | VDC News - A Vanguarda das Taxas de Juros
Bancos centrais começam a aliviar as Taxas de Juros.

6 min
Os bancos centrais estão começando a aliviar as taxas de juros; o que isso significa para seus investimentos?

A Vanguarda das Taxas de Juros
Os cortes estão chegando! Após dois anos difíceis combatendo a inflação com taxas de juros mais altas, os bancos centrais globais finalmente estão começando o processo de corte de taxas! Como essa tendência em desenvolvimento impactará seu portfólio de investimentos nos próximos meses?
Na manhã de hoje, o Banco do Canadá (BOC) reduziu sua meta de taxa de juros overnight em 0,25%, para 4,75%, o primeiro corte do banco em quatro anos e o primeiro caso de uma nação do G7 adotando uma política monetária mais frouxa na era pós-COVID.
Embora o índice de preços ao consumidor (CPI) canadense para o mês de abril tenha ficado ligeiramente acima da meta de longo prazo do banco de 2%, o BOC citou “evidências contínuas de que a inflação subjacente está diminuindo” para justificar sua rodada inicial de cortes.

Apesar da incerteza generalizada sobre quando o Federal Reserve dos Estados Unidos cortará as taxas de juros, com uma manchete audaciosa do Barron’s lançada neste fim de semana até mesmo afirmando que não haverá cortes em 2024, os cortes de juros do BOC eram o cenário base para esta reunião: os mercados de swaps precificaram em 80% a chance de sua ocorrência.
Amanhã, o Banco Central Europeu (BCE) deve anunciar sua meta de taxa de juros para o mês seguinte, e os participantes do mercado estão quase unânimes de que haverá um corte, precificando com 96% de certeza que a meta do BCE será reduzida em 25 pontos base.
Taxas de risco-zero em queda globalmente, em meio à resistência aos cortes por parte do Fed, aumentam a atratividade de manter investimentos em dólar, fortalecendo o dólar, o que pode potencialmente reacender pressões inflacionárias no exterior e colocar uma imensa pressão sobre os oficiais monetários dos EUA para implementarem seus próprios cortes em um futuro próximo.

As nações do Bloco Ocidental, particularmente aquelas pertencentes ao G7, exibem um alinhamento de políticas extremamente próximo, o que significa que é improvável que o BOC e o BCE tivessem feito mudanças tão significativas na política sem primeiro consultar o Fed sobre quando pretende cortar.
Embora a Ferramenta FedWatch da CME indique que há pouca chance de mudança nas taxas de juros dos EUA até setembro, é claro que os formuladores de políticas globais estão coordenando para taxas de juros mais baixas, iluminando o caminho para um ciclo agressivo de cortes.
Os otimistas foram revigorados pelo desenvolvimento, fazendo com que os preços dos índices de ações e dos principais criptos subissem, quase estabelecendo novos máximos de ciclo, e enquanto os cortes nas taxas de juros dos EUA permanecem amplamente inesperados por parte de um Fed aparentemente hawkish, essa postura está prestes a ser revertida ao primeiro sinal de dados econômicos objetivamente preocupantes.
Muitas séries de dados já mostram que o declínio econômico começou, e quando combinadas com as tendências globais emergentes de afrouxamento da política monetária – particularmente entre os principais aliados econômicos – cortes surpresa do Fed podem estar em jogo para a próxima semana.

Durante a Crise Financeira Global, os oficiais do Fed tentaram dar início à economia em deterioração e estancar a queda do mercado de ações com um dramático corte de 0,75% na taxa de juros em 22 de janeiro de 2008.
Embora esses cortes tenham conseguido produzir ventos favoráveis temporários para ativos de risco, permitindo que o amplo mercado S&P 500 recuperasse quase 15% de suas mínimas, infelizmente, eles se mostraram ineficazes em produzir um impacto duradouro, e o preço do índice caiu pela metade até o final do ano.
A necessidade de os formuladores de políticas cortarem taxas é um presságio de problemas econômicos iminentes, e historicamente, as ferramentas disponíveis para os bancos centrais provaram ser ineficazes para conter a queda econômica que pretendem prevenir.

🗣️ Taxas de juros, Soft landing, Canadá, Estados Unidos, quer saber mais o que tudo isso tem a ver com o mercado Cripto? Vem pra comunidade, você tem 7 dias pra aproveitar 100% do nosso conteúdo. Se sentir que não é a sua cara, pode cancelar sem ressentimento.
Ah, e se surgir qualquer dúvida ou se precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar. Não perca essa chance de fazer parte de algo grandioso