- Vou de Cripto
- Posts
- #91 | VDC News - Algumas Tendências que Estou Observando Após o ETH Conference.
#91 | VDC News - Algumas Tendências que Estou Observando Após o ETH Conference.
Não perca essa reflexão

5 min
Algumas Tendências que Estou Observando Após o EthCC

No início deste mês a comunidade Ethereum se reuniu em Bruxelas e de lá sairam várias percepções sobre o espaço cripto como um todo.
Com tantas pessoas inteligentes reunidas em uma cidade e muitos eventos paralelos à disposição, foi uma verdadeira aventura escolher em quais interesses nichados se aprofundar. Analisei sobre como as L2s do Ethereum e outros Alt-L1s responderiam ao crescimento do Solana, o que a IA descentralizada precisa para decolar, como navegar pelo cenário de inúmeras novas cadeias e como se preparar para grandes lançamentos como Berachain e Monad.
Esperem por Muitas, Muitas Cadeias
Um ponto que surgiu frequentemente foi o aumento exponencial de novas cadeias neste ciclo. Muitos, incluindo eu, esperam que isso continue, dado o lucro das taxas de sequenciadores, que já são evidentes, já que seis dos dez principais protocolos que geraram receita no ano passado foram L1s e L2s. Embora isso possa ser exaustivo para todos nós, dado que 64 L2s e 18 L3s estão ativas (pelo menos), com mais 80 em andamento, essa tendência continuará.
Ajudando no Problema de Dados da IA
Outra conclusão do ECC girou em torno da curadoria de dados de qualidade e conjuntos de dados sendo tão importantes quanto, senão mais, do que redes de GPU descentralizadas para IA descentralizada e o uso de blockchains para aprimorar a IA. A rotulagem de dados sempre foi de suma importância em aprendizado de máquina. Enquanto as blockchains fornecem novos dados e novas maneiras de coletar dados, os protocolos que aproveitam essa capacidade devem ser capazes de organizar os dados adequadamente para serem úteis. Os protocolos que conseguirem fazer isso e criar conjuntos de dados destacados via blockchains serão os mais úteis para a IA descentralizada. Exemplos notáveis incluem o Bittensor, com suas sub-redes focadas em dados específicos, e o Grass, que coleta dados da web para compilar conjuntos de dados de qualidade para venda. Vana, uma rede de dados de propriedade do usuário com uma série de DAOs de dados agrupando dados de usuários do Reddit, aplicativos de namoro e Twitter, destacou-se ao visar conjuntos de dados nichados e privatizados.

A Ascensão do TON e a Escalabilidade Futura
Um ponto que surgiu sobre o TON em várias conversas, que eu já havia lido online, envolvia longos tempos de liquidação. O TON usa fragmentação para alcançar uma grande escala, permitindo que muitas transações sejam processadas em paralelo. Uma desvantagem é que, se uma transação precisar passar por vários fragmentos na rede para ser liquidada, pode demorar um pouco. Como resultado, o TON pode ter uma forte necessidade de L2s para que as aplicações possam agrupar e enviar transações para a cadeia principal em vez de esperar que sejam liquidadas. O Atlas Protocol é um exemplo. Consequentemente, outro L2 para a rede, construído usando o Polygon CDK, foi anunciado na mesma semana do EthCC.

Potencial do Ecossistema com Grandes Lançamentos
Com Berachain e Monad no horizonte como dois dos lançamentos mais aguardados deste ano, pode ser mais benéfico explorar seus ecossistemas do que acumular tokens nativos. Projetos interessantes em cada cadeia que merecem mais pesquisa incluem Infrared Finance, uma solução de staking líquido para Berachain, e Kodiak, uma DEX de liquidez concentrada com um conjunto de ferramentas DeFi, também em Berachain. No Monad, Magma, um protocolo de staking líquido para Monad, e Curvance, um protocolo de gestão de liquidez entre cadeias EVM, incluindo Monad, se destacam.
Aspirações Maiores do Berachain
De NFTs "stoner" a um L1 adjacente ao Ethereum muito hypado, os Beras têm estado ocupados.
Com o timing do EthCC, esperamos que ele tenha coincidido com o fundo local (por favor), as conversas foram profundamente honestas e transparentes. As pessoas refletiram claramente sobre os pontos de dor existentes no cripto e comunicaram o que lhes dava esperança e entusiasmo nos próximos meses.
EthCC foi uma explosão, mas também foi um momento de reflexão. Não só sobre por que ainda estamos aqui, mas sobre o que nos mantém otimistas para o futuro.
Estamos sempre otimistas com o mercado Cripto para o longo prazo, é uma batalha dura que eu tenho certeza que você, ao entrar na comunidade, vai travar comigo lado a lado, espero em breve ter mais um aliado ou aliada nessa tarefa!
Ah, e se surgir qualquer dúvida ou se precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar. Não perca essa chance de fazer parte de algo grandioso