- Vou de Cripto
- Posts
- Um Mundo de Controvérsia para a Worldcoin
Um Mundo de Controvérsia para a Worldcoin
Vale a pena apoiar um projeto de prova de personalidade?

7 min de leitura
O WLD está ativo, mas vale a pena apoiar esse projeto de prova de personalidade?

Recentemente vimos a chegada do Worldcoin e, como esperado, a comunidade ficou enlouquecida. Hoje, estamos desvendando a controvérsia e analisando mais de perto algumas das críticas individuais desse projeto polêmico.
Após anos de exagero, confusão e polêmica, a Worldcoin foi lançada.
O esforço audacioso visa criar não apenas um banco de dados unificado de humanos que realizam transações on-line por verificação por meio de uma orbe de câmera proprietária de varredura de retina, mas também um sistema de pagamentos criptográficos amplamente acessível que concede instantaneamente tokens aos usuários como um incentivo para ingressar na rede.
Após o lançamento, a moeda alcançou um valor de US$ 22 bilhões, um valor que levou a WLDa um valor mais alto do que a maioria dos outros projetos cripto, incluindo Solana, Optimism e Arbitrum.
Um dos principais obstáculos que o projeto enfrenta é a resistência substancial do setor cripto - então, o que está acontecendo?
Após o lançamento muito divulgado do Worldcoin, a comunidade se manifestou; alguns em apoio, outros com um pé atrás acerca do projeto.

A base das críticas ao Worldcoin pode ser amplamente separada em duas categorias:
Inerentes à "prova de personalidade" biométrica e à implementação individual da Worldcoin
Inerentes ao token WLD e sua distribuição
Vamos dar uma olhada nesse primeiro. Para algum contexto importante, Vitalik escreveu uma longa postagem em seu blog sobre o assunto. Vale a pena ler na íntegra.

Prova de personalidade é exatamente o que parece, e é fascinante, complicado e contencioso. Vitalik disse isso, destacando os inúmeros problemas que as possíveis soluções descentralizadas enfrentam. Sua redação evitou a maioria dos julgamentos diretos sobre o Worldcoin diretamente, mas ao evitar críticas diretas, ele já era mais generoso do que a maioria.

O escopo da crítica é representativo e mostra o quão complicado é esse esforço. É francamente surpreendente que tenha chegado tão longe. Certamente não teria sem o envolvimento de Altman. Sua estrela tecnológica nunca foi tão brilhante e a Worldcoin assumiu a faceta de um token social vinculado ao sucesso antecipado de seus outros empreendimentos.
O valor da Worldcoin está, de muitas maneiras, intrinsecamente ligado à revolução da IA que o trabalho de tempo integral de Altman na OpenAI está liderando. Uma internet cheia de máquinas que agem mais como humanos, significa que você não pode mais ter certeza se as entidades pelas quais você é influenciado são humanos representando a si mesmos ou fazem parte de botnets sofisticados. Isso já é perturbador hoje. Com a solução de prova de identidade mundial da Worldcoin, você poderá distinguir atores humanos únicos de atores de IA online - pelo menos teoricamente.
A realidade é que algo assim provavelmente terá que existir em breve.
A postagem de Vitalik acima entrou em alguns detalhes adicionais aqui. O mundo está se movendo mais fundo online. Sim, um sistema de identificação da Internet é um boneco de riscos existenciais distópicos, e não devemos nos apressar em nada. Ao mesmo tempo, o perigo de esperar até que algo perfeito apareça significa arriscar o pior cenário apoiado pelo governo.
Mas, realisticamente, algo bastante desastroso provavelmente teria que acontecer para (no meu caso) o governo dos EUA obter carta branca de apoio público para construir algo assim. Felizmente, o governo também é bastante inepto em estar à frente da curva da distopia tecnológica (por conta própria), apesar dos melhores esforços. Neste momento específico, a escolha não é Worldcoin ou nada.
A solução de curto prazo mais provável para o problema acima provavelmente viria de um gigante da tecnologia centralizado existente como a Apple, que, com todo mérito, fez um trabalho bastante cuidadoso ao criar verificação biométrica confiável e preservadora da privacidade em seus produtos até agora. Como essa competência e boa intenção trabalharia para gerenciar esse problema muito diferente é sua própria questão, assim como se eles terão um interesse comercial de curto prazo em resolver a prova de personalidade e, se seriam capazes de evitar um possível contratempo do governo americano.
Tentar alcançar uma alternativa descentralizada é obviamente preferível ideologicamente, mas é um desafio.
Muitas das críticas que a Worldcoin enfrenta hoje dependem da confiança que se deve conceder a vários atores ao longo da cadeia de valor que têm suas próprias motivações (O operador do meu Orb é malicioso? O fabricante do meu Orb era malicioso?)
O maior medo que está sendo discutido hoje é se a Worldcoin está devorando milhões de varreduras do globo ocular e mantendo todas as chaves biométricas e seus links de identidade associados. A Worldcoin sustenta que essas varreduras não são realizadas em massa, mas sim os hashes produzidos por elas, o que impediria alguém de combinar uma identidade do mundo real com um ID do mundo "virtual”. Essa linha não satisfez os críticos que estão esperando por respostas em casos extremos, mas outras críticas acabam se resumindo a questionar se esse projeto requer apenas uma quantidade inaceitável de confiança para a chamada opção "descentralizada".

Muitas, mas não todas, as peculiaridades de centralização do Worldcoin parecem fundamentais para a construção de uma empresa que resolve a prova de personalidade dessa maneira. A empresa está enfrentando problemas que provavelmente enfrentariam outras startups tentando a mesma coisa, então a questão é se uma startup com fins lucrativos é o caminho certo para construir tal solução, se essa estrutura de incentivo oferece remcompen$$as demais para tal, e um método descentralizado baseado em gráficos sociais deve ser reunido. OU devemos arriscar em um gigante móvel como o Google ou a Apple para fazerem as coisas de maneira ponderada quando o caso de uso de tal sistema se tornar mais claro.
Centralizar e esperar pelo melhor claramente não é uma ótima opção, embora também seja questionavel que o CEO herdeiro da Big Tech e investidores de alto risco detenham grandes porções de poder de governança em um sistema descentralizado. Qual seria a melhor opção?
Fato é que a Worldcoin levantou muito dinheiro de VCs, algo em torno de $ 500 milhões. Muitos ecossistemas de token dependem de pré-lançamentos ou vendas institucionais para obter financiamento para o desenvolvimento inicial, ao mesmo tempo, poucos desses ecossistemas contam com o marketing da frase “renda básica universal”.

Há algo eticamente obscuro sobre um token especulativo que já é pré-alocado para investidores privados e insiders em um grau tão substancial. Esta é obviamente uma visão de capital intensivo que uma jovem startup não poderia alcançar sem levantar muito dinheiro, mas talvez ao invez de aceitar que 25% do token seja destinado a insiders desde o início, deveríamos estar olhando para o andar de baixo e confrontar se esta estrutura de incentivo funciona para este problema.
Há uma oportunidade de plataforma tão substancial aqui que é de se perguntar por que uma equipe cofundada por um dos expoentes mais brilhantes da tecnologia precisou confiar tanto em doações de token para construir isso.

A tecnologia sempre encontrou uma maneira de monetizar os investimentos públicos em infraestrutura. O Facebook gastou bilhões nesta década financiando internet via satélite na África. O objetivo nunca foi o aluguel ao longo do caminho, mas as oportunidades de plataforma que surgiriam no final dessa jornada, quando eles tivessem integrado um continente de novos clientes aos seus serviços.
Se um projeto como o Worldcoin for bem-sucedido e descentralizado, a infraestrutura de apoio ainda terá mais do que amplas oportunidades de monetização.
Em resumo
Não temos certeza se a comunidade Cripto deveria dar uma chance ao Worldcoin, ainda pairam algumas incertezas sobre o contexto do projeto.
Sinceramente, tudo isso parece muito confuso! E, no entanto, acho importante perceber que, independentemente dessa implementação, a prova de personalidade é um problema importante a ser resolvido, mesmo que, por hora, pareça obscuro.
Worldcoin não merece seu apoio apenas porque você acha que o problema é importante, você precisa dar uma olhada na visão do mundo que sua implementação e distribuição individuais permitem e decidir se essa é a moeda mundial que você e a comunidade cripto desejam.

Quer saber mais sobre a Comunidade? Clica aqui embaixo e conheça de perto o mundo Cripto!!!
